Melhores instituições para estudar Mecânica no Brasil

O curso de Mecânica está entre uma das formações técnicas mais promissoras para os próximos anos e muitas instituições tem ofertado o curso, mas qual delas escolher? Veja a seguir as melhores instituições para estudar Mecânica no Brasil:

SENAI

Cada vez mais estudantes têm optado pelo ensino técnico e por isso, o Governo brasileiro tem investido bastante nesse nível de ensino. O ensino técnico tem um período de finalização diferenciado, que pode ser equivalente a até dois anos ou pouco mais.

As melhores escolas técnicas do país pertencem ao Sistema S de ensino e a instituição responsável por oferecer um dos melhores cursos de Mecânica disponíveis atualmente.

O SENAI 2021 estará ofertando os cursos técnicos mais promissores para o mercado de trabalho e vale lembrar que o certificado de conclusão das qualificações são reconhecidos pelo MEC.

Como ingressar?

Existem algumas opções disponíveis para você que desejar estudar no SENAI. Além da opção de matrícula regular por semestre, o SENAI também pode ser acessado através de oportunidades de bolsa gratuita.

A opção mais popular é a distribuição de bolsas através do programa Novos Caminhos, antigo Pronatec, que estárá ofertando bolsas nos cursos mais promissores para o mercado de trabalho.

As instituições de ensino do Sistema S também oferecem bolsas periodicamente e por isso, vale a pena estar atento a oferta de cursos.

É válido verificar todos os requisitos das opções mencionados e decidir qual a maneira mais viável para você começar o seu curso de Mecânica.

Instituto Federal

Os Institutos Federais são escolas técnicas do setor público, distribuídas pelos estados do país de acordo com a demanda do ensino técnico.

Cada estado terá uma sigla como: IFPE (Instituto Federal de Pernambuco); IFPB (Instuto Federal da Paraíba) e IFSP (Instituto Federal de São Paulo).

Essas instituições oferecem ensino técnico em algumas modalidades e são conhecidas pela excelência em infraestrutura e ensino.

Como ingressar?

Como os IFs oferecem modalidades diferentes do ensino técnico, é possível ingressar em uma dessas instituições públicas de algumas formas.

O estudante pode, por exemplo, acessar às vagas da instituição através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza a pontuação do Enem para validar as notas de corte dos cursos disponíveis. Também é possível conquistar uma bolsa das IFs participando do processo de seleção simplificada, que possui provas objetivas próprias.

O Vestibular da IF é uma outra forma de ingressar em uma dessas instituições e é necessário estar atento às datas de realização da prova.