Avião executivo da Embraer é o mais rápido da categoria

Desde a sua invenção, o avião vem com o propósito de facilitar a nossa vida resumindo um percurso significativo por terra em algumas horas. Demorou algumas décadas para que o avião chegasse ao modelo que conhecemos hoje e mesmo assim, o meio de transporte não parou de ser reinventando.

E foi justamente em busca de aprimoramento em todos os propósitos do avião como meio de locomoção que a Embraer lançou o avião executivo mais rápido de sua categoria.

Foram diversas pesquisas e muito investimento para que o modelo chegasse ao estrelato dentro de sua categoria, o que possibilitou o aperfeiçoamento do modelo já existente: o Phenom 300E.

O sucesso do Phenom 300E se deu porque o modelo cumpriu todas as funções esperadas durante o projeto do mesmo, o que redeu ao avião da Embraer uma certificação tripla de peso.

A Anac, FAA e EASA que são respectivamente corporações americanas e européia emitiram ao mesmo tempo documento que garantiam todas essas afirmações acerca do Phenom 300E.

Qual a categoria do Phenom 300E?

Quem gosta e pesquisa bastante sobre aviação pode ter ouvido falar do Phenom, mas para quem ainda não sabe muito sobre o modelo, aqui vão algumas informações consideráveis.

Em primeiro lugar, está a categoria do modelo que se classifica como Single-Pilot, que são esses aviões em modelo de jato que comportam menos pessoas e por isso, tendem a pesar consideravelmente menos que um avião de voo popular.

E foram justamente essas características singulares que deram ao modelo o título de mais rápido do mundo, trazendo uma nova competição para o mercado de aviação.

O custo de aquisição do modelo é bem alto, principalmente considerando as suas novas marcas alcançadas depois de muito investimento em pesquisas e testes.

Qual a velocidade em perímetro?

Como você já conferiu, existem singularidades excitantes acerca do Phenom 300E, mas o que você realmente deve estar curioso para saber é qual a velocidade que esse avião pode chegar.

O Phenom não ganho o título de mais rápido do mundo a toa. Podendo comportar até 5 passageiros e 1.196 kg de bagagem útil, o avião e jato pode atingir Mach 0.80.

O alcance desse modelo é de 2.010 nm, o que se torna aproximadamente 3.723 km, quando convertidos. E uma outra característica memorável sobre esse modelo, é o comprimento da pista de decolagem, que diferente muitos aviões, não precisa superar 1 km.

O mesmo é dito para a pista de pouso. Ainda que o Phenom 3003 alcance a maior velocidade já vista em sua categoria, o mesmo só necessita de 674 metros para pousar de forma eficiente.